Seres Míticos

[Seres Míticos][bleft]

Lendas

[Lendas][bsummary]

Personagens Ocultistas

[Personagens Ocultistas][twocolumns]

Turismo no Cemitério


Imagine um local com uma enorme concentração de esculturas dos mais famosos artistas dos séculos 19 e 20. Não, não estamos falando de nenhum Museu ou Galeria de arte, mas sim, de um Cemitério.

Atualmente, o Cemitério da Consolação, em São Paulo, é considerado uma galeria de arte a céu aberto. Foi inaugurado em 1858 com o nome de Cemitério Municipal e construído com o objetivo de garantir a salubridade na cidade e evitar epidemias, substituindo o hábito, então recorrente, de sepultar os mortos nos interiores das igrejas.

Blog de fabyandrade : Muito Tudo, Turismo no Cimitério!!! 

Em seus primeiros anos, o Cemitério da Consolação era o lugar de sepultamento de pessoas de todas as classes sociais, incluídos os escravos que, posteriormente, foram transferidos 

para o Cemitério dos Aflitos

.Blog de fabyandrade : Muito Tudo, Turismo no Cimitério!!! 

Já a partir do século XX, o cemitério passou a receber quase que exclusivamente pessoas da alta classe média e da burguesia. É nessa fase que o Cemitério ganha esplendor  pois havia uma verdadeira competição entre as famílias abastadas, que construíam jazigos cada vez mais sofisticados, com materiais nobres, como mármore e bronze. A ornamentação ficava a 


cargo de artistas de primeira grandeza.Blog de fabyandrade : Muito Tudo, Turismo no Cimitério!!! 


Desde então, o Cemitério tem sido referência na chamada  Arte Tumular no Brasil, com importantes obras de arte de escultores como Victor Brecheret, Celso Antônio Silveira de Menezes, Nicola Rollo, Luigi Brizzolara e Galileo Emendabili.


Blog de fabyandrade : Muito Tudo, Turismo no Cimitério!!!
Mausoléu em arquitetura Gótica

Veja um Blog super interessante cujo tema se dedica exclusivamente à Arte Tumular nos Cemitérios: http://eternity-art.blogspot.com/ 


Blog de fabyandrade : Muito Tudo, Turismo no Cimitério!!!
Um Jardim de esculturas em meio à agitação de São Paulo


Os atrativos do Cemitério da consolação vão além das esculturas. No local o visitante encontra os túmulos de personagens importantes e ilustres da história do Brasil, como Monteiro Lobato, a  Marquesa de Santos, Campos Sales, Washington Luís, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, entre muitos outros.


Blog de fabyandrade : Muito Tudo, Turismo no Cimitério!!!
Túmulo de Monteiro Lobato


Ao contrário de muitos países, o Brasil pouco desenvolve seu turismo em cemitérios em virtude do preconceito das pessoas em relação ao local, por ser macabro, rememorar a morte e trazer sentimentos de dor, perda e saudades. Há pouca divulgação e planejamento de visitas orientadas ao local.  Em São Paulo, por exemplo, apenas o Cemitério da Consolação que desde 2001 tem esse serviço organizado. Espaços como o Cemitério do Araçá, um dos maiores de São Paulo e com mais de 80 obras de arte catalogadas, não apresenta esse serviço. Esses cemitérios são hoje uma riqueza a ser prestigiada e preservada.


Blog de fabyandrade : Muito Tudo, Turismo no Cimitério!!!
Túmulo da Marquesa de Santos

Um dos diferenciais entre um cemitério e um Museu ou galeria de Arte é que, no cemitério, os visitantes podem passar as mãos nas esculturas e tirar fotos, sem contar que o local está quase sempre vazio e tranquilo.


Blog de fabyandrade : Muito Tudo, Turismo no Cimitério!!!
Capela

Nenhum comentário: